terça-feira, 28 de abril de 2015

UMBILICAL- SHOW DE LANÇAMENTO DO CD DE JURACI TAVARES




O poeta, compositor e cantor Juraci Tavares lança com show, no próximo dia 08.05, às 19h30, no Teatro do Sesc-Senac Pelourinho, seu primeiro disco autoral, o CD Umbilical. Autor de várias composições para os blocos afro Ilê Aiyê, Malê Debalê, Cortejo Afro, Filhos de Gandhy e para os afoxés de Olinda e Recife Oyá Tokolê Afoxé, Oxum Pandá e Alafin, Juraci Tavares realiza, no CD e no show, um verdadeiro diálogo entre a música e a poesia, tendo como base a musicalidade afro-brasileira. Quem assina a direção musical de Umbilical e do show é o baiano Márcio Pereira, mestre em Artes Musicais pela University of New Orleans. O lançamento contará ainda com a participação especial de Marcos Roriz (violoncelista e cantor) Clécia Queiroz (professora, atriz, poeta e cantora) e
Stael Kyanda Machado (Arte Educadora, Artista Plástica, Poeta, Atriz e psicanalista). Por fim, o encerramento da noite será com um Cerimonial Afro para que todos possam celebrar este momento tão especial na carreira de Juraci Tavares.


O CD Umbilical remete a um olhar filosófico, plural, rítmico afro- brasileiro remetendo essa construção a olhares específicos e ao mesmo tempo capazes de abraçar os variados espectros humanos. No giro da roda, versos, palavras, cantos, poesias são umbilicais e provocadores, pois levam o seu ouvinte e leitor à busca incessante de respostas, levando-o para o seu interior, tirando-o do centro, inquietando-o e transformando-o em caminhante buscante. Os versos negro lindo é pleonasmo/ negro lindo é exclusão/ o negro lindo aí é dispensável/ é exceção é contra mão confirmam a sua intenção artística quando provocam seu ouvinte e leitor a refletir sobre expressões excludentes marcadoras de espaços na sociedade brasileira.

Juraci Tavares nasceu em 1950, em Salvador-Bahia-Brasil, no bairro da Liberdade, reduto mais negro de Salvador. Poeta, músico, radialista, licenciado em Construção Civil e Filosofia pela Universidade Católica de Salvador; licenciado em Música pela Universidade Federal da Bahia; Especializado em Metodologia do Ensino Superior, lecionou durante 32 anos Construção Civil, no Instituto Federal de Educação Tecnológica da Bahia.
Nos anos de 2010 e 2011 foi lançado nas coletâneas de poesia Focus V, VI, em 2012 integrou a Focus nº VII e pela mesma editora publicou seu primeiro livro de poesia “Vocábulos Caminhantes”. No ano 2014, a convite dos organizadores da ANTOLOGIA POÉTICA FOCUS participa da IX edição. Cantor e compositor de música popular brasileira, foi campeão em 1999 do 25º Festival de Música Negra do Ilê Aiyê cujo tema foi a Força das Raízes; campeão em 2000 do 26º Festival de Música Negra do Ilê Aiyê, cujo tema foi Terras Remanescentes de Quilombos, com a música Demarcando Espaços Lugares.
A obra de Juraci Tavares é alicerçada no olhar acadêmico e na sua militância negra e humana visto que participa dos movimentos sócio-culturais da cidade, particularmente do Movimento Negro. É um artista sankofiano, pois produz no aqui e agora na companhia dos seus ancestrais. Constrói a sua obra musical, humana e literária coma liberdade que lhe é peculiar, por isso vai construindo caminhos  sem se preocupar  aonde vai chegar.

SERVIÇO :
Show de lançamento do CD Umbilical
Dia oito de maio, às 19h30
Teatro SESC-SENAC Pelourinho
Ingressos R$ 20 e R$ 10

Ficha Técnica
Artista: Juraci Tavares
Direção Musical e arranjos: Márcio Pereira
Músicos: Márcio Pereira (violão), Nielton Marinho (percussão), Isaías Rabelo (piano)
Participação: Clécia Queiróz, Stael Machado e Marcos Roriz
Iluminação: Tássio Ferreira
Técnico de Som: Jeferson Souza
Figurino: Katuka Africanidades
Concepção Cenográfica: Tulany e Stael Machado
Cenografia: Tulany e Bárbara Fernandes
Cerimonial Afro: Tulany e Equipe
Fotógrafo: Sidney Rocharte
Programadora Visual: Amanda Nascimento
Assistentes de Produção: Karla Koimbra e Daniel Lira
Coordenadora de Produção: Josi Acosta
Produção: Acosta produções Artísticas
Realização: Juraci Tavares
Assessoria de imprensa: Dóris Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário