terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Inaicyra Falcão e Orquestra de Berimbaus Afinados Dainho Xequerê

 A DIVERSIDADE MUSICAL BAIANA NO PALCO DO SESC-SENAC PELOURINHO
INAICYRA FALCÃO E OBA DX




No dia 30 de janeiro, as 20h30, no Teatro Sesc-Senac Pelourinho a intérprete soprano dramática Inaicyra Falcão realiza o Concerto Mães Ancestrais, no repertório músicas do CD cd Okan Awa (Nosso Coração), disco que projetou a artista no cenário musical nacional ao interpretar cânticos tradicionais yorubá adaptados ao universo lírico. O concerto contará também com a participação da Orquestra de Berimbaus Afinados Dainho Xequerê (OBA DX), que irá executar músicas autorais e de domínio público. Márcio Pereira, graduado em música pela Universidade Federal da Bahia e Mestre em Artes Musicais pela University of New Orleans é quem assina a direção musical do concerto. Um encontro que promete emocionar, mostrar a riqueza e a diversidade da musicalidade baiana. O evento é uma realização da Acosta Produções Artísticas, empresa de produção cultural com foco na promoção das artes negras.



SAIBA MAIS:
O cd Okan Awa foi lançado em homenagem ao centenário de nascimento da avó de Inaicyra, Maria Bibiana do Espírito Santo, a célebre yalorixá Mãe Senhora que foi líder de um dos mais representativos terreiros do Brasil, o Ilê Axé Opô Afonjá. Inaicyra é descendente da tradicional família Asipa, uma das linhagens fundadoras do reino africano de Keto e o concerto é uma homenagem a todas as Mães Ancestrais.  Os cânticos possuem letras em português e yorubá, isto é, a língua da tradição religiosa, preservada pela comunidade afro-brasileira, legado cultural do povo nagô.



A Orquestra de Berimbaus Afinados Dainho Xequerê surgiu em Salvador e foi fundada por Dainho Xequerê, na capoeira conhecido como professor Xequerê do Grupo Maré. A ideia da orquestra de berimbau afinados surgiu quando Dainho ao trabalhar com Ramiro Musoto aprendeu a afinar os berimbaus, revela ele: “aprendi o tamanho de cada berimbau com as notas, utilizamos cordas de pianos e desde o ano de 2011 estamos com esse trabalho de OBA DX, com o espetáculo “Uma corda e vários sons”, nos teatros de Salvador e fora da capital.”

SERVIÇO:
INAICYRA FALCÃO NO CONCERTO MÃES ANCESTRAIS, PARTICIPAÇÃO ESPECIAL OBA DX
LOCAL: TEATRO SESC-SENAC PELOURINHO
QUANDO: 30 DE JANEIRO
HORÁRIO: 20h30min
VALOR: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)


FICHA TÉCNICA:

Intérprete: Inaicyra Falcão
Participação especial: Orquestra de Berimbaus Afinados Dainho Xequerê (OBA DX)
Direção Musical do concerto: Márcio Pereira
Violão: Márcio Pereira
Percussão: Dainho Xequerê
Programação Visual: Sidney Rocharte
Fotografia: Sidney Rocharte
Técnico de som: Jeferson Souza
Diretor de vídeo: Ailton Pinheiro
Iluminação: Nando Zâmbia
Maquiagem: Mário Farias
Turbante: Isa Oliver
Figurino: Jorge Andrade
Assistentes de Produção: Karla Koimbra
Coordenação Geral e Produção Executiva: Josi Acosta
REALIZAÇÃO: ACOSTA PRODUÇÕES ARTÍSTICAS



Nenhum comentário:

Postar um comentário