PRODUÇÕES




PROJETO OJO ODUM (MAIO 2022)

Corpo. Ancestralidade. Corpo Negro. Corpo Coletivo. Corpo em Diáspora. Corpo intérprete ritual carregado de memórias ancestrais. Corpo contemporâneo expressivo de tradições. Corpo que é voz, corpo signo do ontem, do agora e o que há de ser. Esta breve introdução poética para este release é para significar a obra da bailarina, professora doutora em educação, pesquisadora do corpo em dança e intérprete soprano dramática Inaicyra Falcão, 72 anos, que comemora através do projeto *OJO ODUN* seus 50 anos de carreira nas danças e nos cantos afrodiaspóricos. Contemplado pelo Edital Setorial de Dança 2019, *OJO ODUN* tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia





ESPETÁCULO YEYE ( ABRIL 2021)

O espetáculo Yèyé foi construído a partir de uma pesquisa de campo na Fundação Pierre Verger, local onde a atriz e sua equipe escutaram a griote Vovó Cici contar histórias de orixás femininos. Josy revela: “pedi a Vovó que contasse histórias que versassem sobre mulher-guerreira, mulher-encantamento e mulher-mãe. Depois, entrei em sala de ensaio acompanhada pelo professor Negrizu para trabalhar corporalmente as histórias que atraíram minha atenção. Só então o roteiro surgiu, e a história que nos escolheu é sobre mulher-mãe, sobre Nanã, a orixá que é mãe do ser humano. Um espetáculo que dialoga com as memórias da infância da atriz, com a religiosidade de matriz africana e com os ensinamentos que a maternidade trouxe. Josy Acosta assina o roteiro e direção, já Negrizu (coreógrafo do Olodum e professor na Fundação Pierre Verger) realizou a preparação corporal da atriz e faz participação especial no início do espetáculo. A filha de Josy, Maisha Bárbara, também participa em uma das cenas do espetáculo, que integra o Projeto Mama África com apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.


ANIVERSÀRIO GRUPO TRIVIAL (JANEIRO 2019)

Os saudosos e memoráveis ensaios de domingo na Lagoa do Abaeté, no bairro de Itapuã, deixam no público uma sensação de saudade e ao grupo a certeza de que sua história está longe de acabar. E para celebrar seus 25 anos de existência, no sábado,19 de janeiro de 2019, o público pode conferir na Arena do SESC-SENAC Pelourinho samba de raiz e de qualidade deste grupo que durante 14 carnavais animou o Bloco Alerta Geral. O show foi marcado pelo autêntico samba de raiz, transitando por composições de Cartola, Dona Ivone Lara, Paulinho da Viola, Jovelina Pérola Negra, Arlindo Cruz, Beth Carvalho, além do samba autoral dos artistas que compõem a programação. Um show que animou o centro histórico de Salvador na abertura do verão!



CIRCULAÇÃO NACIONAL GRUPO BOTEQUIM (MARÇO 2018)


O grupo baiano Botequim realizou circulação nacional, com participação do cantor e compositor Walmir Lima, passando por São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco. Intitulada “Circulação Nacional Grupo Botequim e o Samba Tradicional da Bahia: Participação Especial do Mestre Walmir Lima”, a turnê, que foi contemplada pelo Edital Mobilidade Artística e Cultural 2017, marcou o lançamento nacional do álbum “Festa no Botequim”, lançado em 2016 para celebrar os 10 anos da banda. Assim como disco, o show preparado para o projeto de circulação traz diferentes vertentes do samba, desde o samba de roda ao partido alto, passando pelo samba canção, samba de breque, samba enredo e até chorinho.

No estado de São Paulo, o grupo tocou em Mogi das Cruzes, no Casarão da Mariquinha, dia 24 de março; e na capital, dentro do projeto musical Samba do Sol, no dia seguinte (25). No Rio de Janeiro, foram duas apresentações, uma no Teatro Rival Petrobras e outra no Solar Wilson Moreira, nos dias de 28 e 31 de março respectivamente. Já em Recife, o show do Botequim aconteceu na programação do projeto Andando com o Samba de Raiz, no Paris Lounge Bar, dia 7 de abril. O grupo Botequim é formado por Roberto Ribeiro (cavaco e voz), Pedrão (violão e voz), Tito Fukunaga (flauta e percussão), Natan Maurício (surdo), Washington Rodrigues (Violão 7 cordas) e Everton Marco (percussão e voz).


ENCONTRO ETNOLÍRICO-DESTINO SÃO PAULO (SETEMBRO 2016)

A professora doutora e cantora lírica Inaicyra Falcão para celebrar seu 30 anos de canto lírico realizou de 12 a 18 de setembro um Intercâmbio cultural com o Grupo Runsó, coletivo de artistas independentes de São Paulo que possuem um projeto de valorização da musicalidade de matriz africana. Em uma semana de atividades aconteceram ensaios, roda de diálogos sobre canto etnolírico e apresentações em São Paulo capital, Tabuão da Serra e Embu das Artes. Projeto contemplado no edital de mobilidade artística e cultural 2016 da SECULT-BAHIA. 


CONCERTO MEMÓRIAS (SETEMBRO 2016)

Inaicyra Falcão lançou no dia 03 de setembro, às 20 horas, no Teatro Sesc-Senac Pelourinho o Concerto Memórias onde interpretou músicas que marcaram os anos 60 nas vozes de cantores como Nelson Gonçalves e Angela Maria. Coordenação de produção e produção executiva Acosta Produções Artísticas.


EM CENAS NOSSAS HISTÓRIAS (JULHO 2016)
O projeto EM CENA NOSSAS HISTÓRIAS, promovido pelo grupo Iwá, sob produção executiva da Acosta Produções Artísticas, levou a comunidade do Engenho Velho de Brotas nos dias 13 e 14 de Julho uma Oficina de Dramatização de Contos Africanos, e no dia 15, às 15h, realizou a sessão de contos africanos HISTÓRIAS DA CHUVA. Em cena a atriz Josi Acosta, acompanhada dos músicos Gabriel Carneiro e Sanara Rocha, sob direção de Antônio Marcelo, apresentam ao público duas histórias africanas que tem como tema a chuva e o espírito de solidariedade. 


TELA VIVA-IMPRESSÕES DO GRAFFITI EM CORPOS URBANOS

Artistas, dançarinos e modelos, pessoas sem experiência artística, de diferentes contextos sociais e nacionalidades serviram de telas para a arte do graffiteiro, cenógrafo, ilustrador, arte-educador, Marcos Costa, como parte do processo criativo do projeto Tela Viva – Impressões do Graffiti em Corpos Urbanos, contemplado no edital Arte em Toda Parte ANO III promovido pela Prefeitura Municipal de Salvador. Coordenação de Produção e produção executiva, dois meses de processo criativo e 1 mês de exposição fotográfica e multimídia. Acesse o site; www.spraycabuloso.com.br



ENCONTRO COM INAICYRA FALCÃO

Evento realizado no dia 11 de março de 2016, em parceria com a Katuka Africanidades. Programação: Bate-papo com Inaicyra Falcão, sessão de autógrafos do livro Corpo e Ancestralidade 3ª Edição, exibição do curta que registrou o lançamento da 3ª edição do livro em setembro de 2015.



PROJETO CIRCULAÇÃO UMBILICAL (PE) 2016

Coordenação de produção e produção executiva do show de lançamento do cd Umbilical de Juraci Tavares, realizado nos dias 20 e 21 de fevreiro de 2016 nas cidades de Recife e Olinda. Projeto contemplado no edital mobilidade artística e cultural 2015/SECULT BAHIA.



CURTA TEMPORADA DE NAZARENO CONTRA O DRAGÃO DA MALDADE (2016)

Produção Executiva da Temporada realizada em fevereiro de 2016, no Teatro SESC-SENAC PELOURINHO.


AS FEMINISTAS DE MUZENZA- UMA COMÉDIA AFRO-BAIANA (2015/2016)

Produção executiva da Temporada realizada no Teatro SESI RIO VERMELHO, novembro de 2015 e janeiro de 2016. Espetáculo da Cia Gente de Teatro da Bahia, sob direção de Luis Bandeira.



NAZARENO CONTRA O DRAGÃO DA MALDADE (2016)

Produção executiva da Temporada realizada no TEATRO SESI RIO VERMELHO em novembro de 2015 e da temporada no Teatro Gamboa Nova em janeiro de 2016. Espetáculo da Cia Gente de Teatro da Bahia, sob direção de Luis Bandeira. Texto de Romualdo Lisboa.



CONCERTO MÃES ANCESTRAIS- INAICYRA FALCÃO E OBA DX (2016)
Coordenação de produção e produção executiva do Concerto Mães Ancestrais, realizado dia 30 de janeiro de 2016, no Teatro do SESC-SENAC PELOURINHO. Inaicyra Falcão e Orquestra de Berimbaus Afinados Dainho Xequerê.



REALIZAÇÃO DA TEMPORADA NOVEMBRO NEGRO 

No decorrer do mês de novembro de 2015, em parceria com CIA GENTE DE TEATRO DA BAHIA a ACOSTA PRODUÇÕES ARTÍSTICAS realizou a produção executiva e divulgação do espetáculo NAZARENO CONTRA O DRAGÃO DA MALDADE E AS FEMINISTAS DE MUZENZA- UMA COMÉDIA AFRO-BAIANA, ambos espetáculos ficaram em cartaz no Teatro SESI RIO VERMELHO.




HISTÓRIAS DA CHUVA

Produção executiva da sessão de contos africanos interpretada por Josi Acosta(Grupo Iwá), sob direção de Marcelo Oliveira (Grupo NATA). Participação dos músicos: Gabriel Carneiro e Sanara Rocha.

LANÇAMENTO DA 3ª EDIÇÃO DO LIVRO CORPO E ANCESTRALIDADE
Produção executiva do lançamento da 3ª edição do Livro Corpo e Ancestralidade- uma proposta pluricultural de dança-arte-educação, escrito pela professora doutora Inaicyra Falcão dos Santos. Evento realizado em setembro na Biblioteca Pública do Estado da Bahia-Barris. O livro é uma referência no ensino de dança para aplicação da lei 10639/2003.


MÃES ANCESTRAIS (2015)
Apresentação do show etno-lírico da intérprete Soprano Dramática Inaicyra Falcão, evento realizado dia 13 de maio de 2015, às 19h, no ESPAÇO CULTURAL DA BARROQUINHA-SSA/BA. DIREÇÃO MUSICAL: MÁRCIO PEREIRA



LANÇAMENTO DO CD UMBILICAL (2015)

Evento realizado dia 8 de maio de 2015, às 19h30, no Teatro do Sesc-Senac Pelourinho-SSA/BA. Participação especial de Marcos Roriz (violoncelista e cantor) e Stael Kyanda Machado (Arte Educadora, Artista Plástica, Poeta, Atriz e psicanalista). DIREÇÃO MUSICAL: MÁRCIO PEREIRA



INAICYRA EM 3 TEMPOS (2014)

Show realizado no ESPAÇO XISTO BAHIA EM COMEMORAÇÃO AO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA. 20 DE NOVEMBRO DE 2014. 

DIREÇÃO MUSICAL: MAURÍCIO LOURENÇO





UMBILICANDO- JURACI TAVARES (2014)

O show Umbilicando do cantor, compositor e poeta Juraci Tavares aconteceu nos dias 13 e 27 de Novembro de 2014, no Espaço Cultural da Barroquinha, e marcou o pré-lançamento do primeiro CD do artista , intitulado “Umbilical”. Para comemorar esse novo passo, o cantor convidou para participar do show a cantora Matildes Charles, as poetas Stael Machado e Jocélia Fonseca, além do músico Portela Açúcar. 
PRODUÇÃO: ACOSTA PRODUÇÕES ARTÍSTICAS


INAICYRA EM 3 TEMPOS (2014)


O show “Inaicyra em 3 Tempos” simbolizou o retorno da cantora  INAICYRA FALCÃO a cena musical baiana com um espetáculo próprio, a artista apresentou ao público arranjos que integram a ancestral tradição africana e indígena brasileira, bem como à africana nos Estados Unidos.

PRODUÇÃO: ACOSTA PRODUÇÕES ARTÍSTICAS




ABRIU DE LEITURAS (2014)
Evento realizado de 26 de maio a 2 de junho de 2014, no Espaço Cultural da Barroquinha em comemoração ao centenário de Abdias Nascimento, a memória do Teatro Experimental do Negro e aos 10 anos da Cia. teatral Abdias Nascimento, dirigida pelo premiado ator e diretor Angelo Flávio. Participaram do eventos grupos locais, estaduais,convidados nacionais e internacionais. Em uma semana foram mais de 1000 pessoas conferindo a programação.
REALIZAÇÃO: CAN E CABOCLINHO PRODUÇÃO CULTURAL E ARTÍSTICA
PRODUÇÃO: ACOSTA PRODUÇÕES







































Escola Itinerante de Teatro e Performance (2014)

Projeto realizado de março a maio de 2014 pelo Oco Teatro Laboratório, com patrocínio da Prefeitura Municipal de Salvador, através do edital Arte em Toda Parte da Fundação Gregório de Matos, este projeto levou para os bairros do Engenho Velho de Brotas e Plataforma oficina de voz, corpo, interpretação e direção de teatro e performance, como resultado os alunos apresentaram 1 mostra dos trabalhos realizados no decorrer das oficinas.
REALIZAÇÃO: OCO TEATRO LABORATÓRIO
PRODUÇÃO: ACOSTA PRODUÇÕES ARTÍSTICAS





Espetáculo "CASULO-Uma Intervenção Trans" (2013

CASULO- Uma intervenção Trans, peça que apresenta o universo simbólico da população LGBTTTs (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Transgêneros e simpatizantes) por meio da história de Zsolo, um cantor de rock viril que se apaixona pelo companheiro de trabalho Dhila. O parceiro, no entando, diz que a única forma de ter seu amor correspondido é ele se transformar em mulher. A mudança desperta uma discussão sobre a dialética da estranheza que o universo LGBT causa na sociedade. Casulo estreou em março de 2013 na Estação da Lapa, uma forma que a Companhia encontrou de resignificar um espaço de trânsito da população e também de levar o teatro ao encontro do povo, estima-se que desde a sua estreia o espetáculo já foi visto por mais de 3.000 pessoas. Casulo concorreu ao prêmio Braskem de Teatro 2013 nas seguintes categorias: Espetáculo Adulto, Texto e Ator e foi premiado na categoria de melhor texto.
Assistente de Produção: apresentação no FIAC 2013
Produção Executiva: apresentações no Largo Pedro Arcanjo dezembro de 2013.

SAMBA E SABOR (2013)

O projeto Samba e Sabor aconteceu nos dias 7,14 e 21 de novembro de 2013, no Sankofa African Bar. E levou samba e sabor durante as quintas de novembro para o centro histórico de Salvador. O objetivo foi levar ao público apresentação de uma banda de samba e servir no decorrer da noite um prato típico da culinária Nordestina, na primeira edição esteve a venda Maniçoba, na segunda Escondidinho e na terceira Xinxim. No repertório da Banda RODA DE CINCO: samba e partido alto. O projeto foi a primeira realização da Acosta Produções Artísticas, em parceria com o restaurante Sabores da Rewry's.
REALIZAÇÃO E PRODUÇÃO: Acosta Produções Artísticas


Nenhum comentário:

Postar um comentário