terça-feira, 23 de agosto de 2016

Crowdfunding Encontro Etnolírico-Destino São Paulo

CONTRIBUA VOCÊ TAMBÉM COM A CAMPANHA DE FINANCIAMENTO COLETIVO PARA CELEBRAR OS 30 ANOS DE CANTO LÍRICO DE INAICYRA FALCÃO.



O PROJETO ENCONTRO ETNOLÍRICO-DESTINO SÃO PAULO celebra os 30 anos da trajetória musical da interprete soprano dramática Inaicyra Falcão através de um intercâmbio com o Runsó, grupo de artistas independentes do estado de São Paulo e que possui um projeto de valorização da musicalidade preservada pelas comunidades tradicionais de matrizes africanas. Este projeto foi contemplado no edital de mobilidade artística e cultural 2016, com o apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia. A artista e sua equipe já estão com as passagens aéreas, hospedagem e alimentação garantidas para ir a SÃO PAULO no próximo mês a fim de realizar este intercâmbio que prevê uma roda de diálogos sobre canto etnolírico e apresentações musicais. Mas para que o evento possa acontecer necessitam ainda cobrir custos que não estão garantidos no edital, a verba arrecadada será utilizada para remunerar assessoria de imprensa, técnicos do teatros que irão realizar as apresentações, ajuda de custo para os artistas e equipe técnica envolvida no projeto, além da produção de um curta documentário que registrará os melhores momentos do evento e será lançado em Salvador, no decorrer do mês de outubro.
A idealizadora do projeto, a produtora cultural Josi Acosta, informa; “a campanha tem duração de 30 dias e é tudo ou nada, se a meta não for atingida o dinheiro doado será devolvido a todos os apoiadores. Contamos com sua colaboração para doar, mas também para divulgar. Temos a certeza de que se cada um contribuir um pouco, juntos conseguiremos fazer um grande evento!”.
Para doar basta entra no link da campanha no site Partio https://partio.com.br/…/encontro-etnolirico-destino-sao-pa…/
Saiba mais sobre a programação do ENCONTRO ETNOLÍRICO-DESTINO SÃO PAULO e as recompensas que você pode ganhar assistindo ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=4rWI7PK2VSs



INAICYRA é natural de Salvador, cantora lírica, professora doutora, livre-docente, pesquisadora das tradições africano-brasileiras, na educação e nas artes performáticas. Graduada em Dança pela Universidade Federal da Bahia, com mestrado em Artes Teatrais pela Universidade de Ibadan na Nigéria, doutora em Educação pela USP e livre docente na área de Práticas Interpretativas pela Universidade Estadual de Campinas. A técnica e o aperfeiçoamento vocal de Inaicyra foram adquiridos por meio de cursos sobre a arte lírica com professores como Suzel Cabral, Neide Thomaz, Glédis Spiere, Indira Menezes e a maestrina Vera Olivero. Participou do coral da Universidade de Ibadan com o maestro Oyesiku e a sua primeira apresentação solo foi no Departamento de Artes Teatrais na Opereta Royal Jester de Smyth Cooper no papel da princesa, em 1986. Enquanto, que o primeiro recital foi realizado pela ABAL-Associação Brasileira “Carlos Gomes” de Artistas Líricos, no Centro de Ciências, Letras e Artes de Campinas, em 1992.  No dia 31 de março de 2000 lançou o CD Okan Awa: Cânticos da Tradição Yorubá em homenagem ao centenário de nascimento de sua avó, Maria Bibiana do Espirito Santo, Mãe Senhora, célebre iyalorixá do Ilê Axé Opô Afonjá, que hoje possui como zeladora Mãe Stella de Oxóssi. Mãe Senhora descendia da tradicional família Axipá, uma das linhagens fundadoras do reino africano de Ketu. Dedicou-se à expansão dos princípios religiosos e dos valores culturais Nagô. Foi aclamada “Mãe Preta do Brasil” em 1965, numa cerimônia no Maracanã, Rio de Janeiro e, em 1966 foi condecorada pelo governo do Senegal, África, com a “Medalha de Cavalheiro da Ordem do Mérito” por atuação na preservação da cultura e tradição africana brasileira. Faleceu no dia 22 de janeiro de 1967. Em Okan Awa Inaicyra recria esteticamente os poemas e músicas sagradas, dando-lhe uma nova formatação, advinda de sua postura de estudiosa, e de intérprete original, estabelecendo a dinâmica entre a tradição e as instituições envolventes, como se referiu Mãe Senhora: "da porteira pra dentro, da porteira pra fora. A artista considera que este cd tem contribuído e inspirado outros profissionais no aprofundamento da reflexão do trabalho do artista cênico, orgânico e plural, o qual ancora-se na dinâmica de uma cultura tradicional e contemporânea, recriando uma memória, uma identidade.


RUNSÓ
Para dizer algo sobre Runsó temos que voltar um pouco lá atrás...nem tanto! Não se trata de voltar aos primórdios de nossos ancestrais, embora viagem de grande valia e por vezes evocada por nossos cantos e tambores. A ação cultural deste projeto surge em 2008 inicialmente com o nome “Abanã” e se tratada de núcleo de pesquisa e interpretação musical da cultura afrobrasileira em São Paulo, sob coordenação de seu fundador o musicista Giovani Di Ganzá. Desde então, este projeto contou com diversas colaborações e participações em sua formação, passando por duo, trio e quinteto, tornando- se um trabalho de referência especializado em etnomusicologia fundado na cultura de matriz africana e realizando apresentações em importantes eventos na cidade de São Paulo e Europa. Em 2015, entre encontros e reencontros, amigos musicistas engajados nessa estética desejam dar vazão às novas perspectivas artísticas da cultura afro-brasileira. Ao vivenciarem cotidiana e ativamente a cena cultural de São Paulo através de tradicionais roda de samba, saraus, dança afro, teatro negro, música erudita, música popular em palcos e ruas; Adonai de Assis, Daniel Laino, Giovani Di Ganzá, Hércules Laino e Nlá Madê Muana reúnem suas artes musicais e trazem a todas e a todos nós o grupo Runsó. Sem demora surgiram convites para apresentações. Logo, por meio da boa receptividade do público e também pela satisfação de realizar este trabalho, o grupo Runsó entrou em estúdio e criou o álbum: “Runsó - Caboclos e encantarias”. Em 2016, há o desafio de existir como grupo de artistas independentes, mas com as bençãos dos deuses, orixás... e claro, sem trabalho não há santo que ajuda, folego não falta. Deixa a Gira girar!

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