terça-feira, 10 de abril de 2018

OFICINA EDITAL DE MOBILIDADE ARTÍSTICA E CULTURAL: DA INSCRIÇÃO A CIRCULAÇÃO.

Josi Acosta/Foto Ailton Pinheiro

De 11 a 13 de abril de 2018, das 9h às 12h, no Casarão Barabadá, Josi Acosta, diretora da Acosta Produções Artística e, atualmente, produtora do Grupo Botequim, irá oferecer gratuitamente 20 vagas para uma oficina de produção cultural com foco em pontos relevantes para inscrição e realização de projetos musicais no edital de mobilidade artística e cultural da SECULT-BAHIA.
Tendo como público alvo artistas da música e classe artística em geral, a oficina é uma contrapartida do projeto CIRCULAÇÃO NACIONAL GRUPO BOTEQUIM E O SAMBA TRADICIONAL DA BAHIA: PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DO MESTRE WALMIR que nas últimas semanas circulou por 3 estados brasileiros, quando foram realizadas 6 apresentações em 4 municípios. A proposta foi aprovada na quarta chamada do edital de mobilidade artística e cultural 2017, com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia. As inscrições são gratuitas e estão abertas até a próxima terça-feira, 10 de abril, através do link https://goo.gl/forms/dmPiIoCPJM0sApFl2

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais.

SERVIÇO:
OFICINA DE PRODUÇÃO CULTURAL
QUANDO: DE 11 A 13 DE ABRIL, DAS 09H AS 12H.
ONDE CASARÃO BARABADÁ- R. Direita de Santo Antônio, 250 - Santo Antônio Além do Carmo, Salvador – BA.
CARGA HORÁRIA: 9h/a
VALOR: GRATUITO
PÚBLICO ALVO: ARTISTAS A PARTIR DOS 18 ANOS.



CURRÍCULO MINISTRANTE:

Josi Acosta é natural de Porto Alegre- RS, está radicada em Salvador há 7 anos. Atriz formada pela ESCOLA DE TEATRO POPULAR DA TRIBO DE ATUADORES ÓI NOIS AQUI TRAVEIZ, professora de teatro licenciada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, produtora cultural e mestranda em artes cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia.  Atua com produção cultural desde 2008, sua primeira atividade na função foi em Porto Alegre quando era membro do Grupo de Teatro Caixa-Preta, no qual também integrou a produção do III e IV ENCONTRO DE ARTE DE MATRIZ AFRICANA, festival de arte negra local. Em Salvador integrou a equipe de Produção do FILTE BAHIA, 2012 e 2013 na função de assistente de pré-produção executiva e coordenação de transporte (pessoal e carga). Desde 2013 é proprietária da empresa de Produção Cultural Acosta Produções Artísticas que ao longo de 5 anos realizou diversos projetos independentes fomentando as artes negras na cidade de Salvador. Já produziu projetos da CIA TEATRAL ABDIAS NASCIMENTO, sob direção de Ângelo Flávio (CASULO- UMA INTERVENÇÃO TRANS pelo FIAC-BAHIA e PRAÇA PEDRO ARCANJO- SET/DEZ 2013. ABRIU DE LEITURAS-CICLO DE LEITURAS DRAMÁTICAS EM HOMENAGEM AOS 10 ANOS DA CAN E DO CENTENÁRIO DE ABDIAS NASCIMENTO- ESPAÇO CULTURAL DA BARROQUINHA 2014); em 2015/2016 produziu espetáculos da CIA GENTE DE TEATRO DA BAHIA, dirigida por Luis Bandeira (AS FEMINISTAS DE MUZENZA E NAZARENO CONTRA O DRAGÃO DA MALDADE). Shows do poeta, cantor e compositor Juraci Tavares, tendo produzido o projeto CIRCULAÇÃO UMBILICAL que levou shows do lançamento do primeiro cd do artista para RECIFE E OLINDA através do edital de mobilidade artística da SECULT-BAHIA. Desde 2014 já produziu 3 concertos independentes da professora doutora e cantora lírica Inaicya Falcão, produziu na Biblioteca dos BARRIS em 2015 o lançamento da 3ª edição do Livro Corpo e Ancestralidade-Uma proposta pluricultural de dança-arte-educação, em 2016 idealizou, fez a coordenação e produção executiva do  PROJETO ENCONTRO ETNOLÍRICO-DESTINO SP contemplado no edital de mobilidade artística da SECULT-BA; No mesmo ano foi produtora executiva do projeto Tela Viva-Impressões do Graffiti em Corpos Urbanos, do artista visual Marcos Costa, contemplado no edital Arte em Toda Parte ANO III.   Atualmente produz o Grupo Iwá, grupo de teatro negro e contação de histórias, a cantora Inaicyra Falcão e desde junho de 2017 estabelece parceria com o Grupo Botequim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário